sábado, 21 de junho de 2014

Álbum de Atleta: Almir Tostão.



Tostão (a direita) 
no Dente de Leite.
Almir Nelcindo Vieira da Silva foi atleta da divisão de base do Bonsucesso F.C. em 1969/70. Conhecido como “Tostão” na categoria “Dente de Leite”, não seguiu carreira no clube rubro-anil da Leopoldina, devido à mudança de seus pais para Portugal.
 


Tostão na sua escolinha (foto:

Mas, na “terrinha”, Almir cresceu, estudou, jogou bola e foi treinador. Foi atleta da equipe de juniores do FC Marco e na temporada 74/75 chegou à primeira divisão nacional de juniores. Por sua atuação, foi convocado à seleção nacional de juniores. Por ser estrangeiro foi dispensado no 2º treino. Recebeu propostas do F.C. Porto, mas seguindo a orientação de seu pai, Almir continuou seus estudos e optou ser atleta amador. Nesta categoria, ajudou o FC Marco a ser Campeão Distrital e a ascensão à terceira divisão nacional. Passou por um período como atleta e treinador do FC Alpendorada. Retornou ao FC Marco como treinador na segunda divisão portuguesa (foto abaixo).

 Foto da matéria do Jornal A Verdade/2004.


Hoje, aos 56 anos, o engenheiro civil, técnico de futebol e Mestrado em Gestão Esportiva possui uma escolinha de futebol e guarda um acervo da história de sua vida no mundo esportivo (foto abaixo), incluindo o nosso querido Bonsucesso F.C.

 Jornal A Verdade/2004.

Lembranças do Almir: Dente de Leite/Bonsucesso F.C. 



 






  

As carteirinhas do atleta "dente de leite": Bonsucesso e Federação.

A flâmula da categoria guardada com carinho.


O 1º jogo na categoria: amistoso nas Laranjeiras contra o S. Vítor de São Paulo. Tostão (2º agachado, da direita para esquerda.)
 
1º jogo do campeonato e vitória do Cesso.
Tostão, o melhor em campo.

 E na 1ª vitória, a consagração de melhor em campo. 
Tostão com o seu prêmio: bicicleta Caloi. 
Dona Lea e um torcedor do Cesso com a garotada.

O goleiro Cesar Mello foi auxiliar técnico do treinador Ricardo Barreto da equipe do Bonsucesso F.C. na 1ª Divisão Carioca em 2014. 

 Tostão, agachado com a bola. Ricardo Barreto (o 1º em pé da esquerda para direita), companheiro de Tostão, foi o técnico Campeão da Taça Corcovado e conduziu o Bonsucesso F.C. à primeira divisão do futebol carioca no ano do centenário do "Bonsuça" (2013).
 Mais uma vitória do Cesso e Tostão entre os três melhores em campo.

 O último jogo. O empate da despedida de Tostão (o quarto atleta em pé da esquerda para direita) garantiu ao Bonsucesso a liderança da série a frente do America. Jogo transmitido pela TV Tupi e ainda contou com a presença de uma TV italiana.

 Posando para a TV e comemorando o aniversário do companheiro Larry.

Entrevista a extinta TV Tupi, emissora responsável pela transmissão dos jogos nas Laranjeiras.

 Dirigentes e pais de jogadores na foto de despedida.

Matéria de O Jornal sobre a despedida do mini craque rubro-anil.

 Lembranças do Almir: Portugal.

 Tostão: Campeão Nacional de Juniores pelo F.C. Marco.

  Tostão (o 3º agachado da direita para esquerda): atleta do Alpendorada.

 Técnico do Alpendorada. Jornal A Verdade/2003.

Técnico do F.C. Marco.

O técnico e sua equipe do F.C. Marco. Segundo Almir Tostão, o goleiro Pitareli, é brasileiro e atualmente está em São José do Rio Preto. O terceiro em pé também é brasileiro, Glauber, está em Campina Grande e o quarto também é brasileiro, Emerson, jogou no Fluminense e está em Barra Mansa. Foi Diretor Técnico do Barra Mansa em 2013.

 As imagens desta matéria foram gentilmente cedidas por Almir Tostão, que não permite esquecer de sua vida esportiva, o nosso querido Bonsucesso F.C.


 
Obrigado pela visita.
George Joaquim.

Um comentário:

  1. É UMA grande alegria reviver estes momentos com a camisa do bonsuça....tempos de ouro......mesmo do outro lado do atlântico vou tentando acompanhar o bonsuça.......adorava que alguns destes caras do time deixassem aqui o telefone que eu tou ligando na hora....vamos lá gente.....leiam e postem o telefone........amigo fala com amigo e a gente vai reencontar.....acho que DEUS vai ajudar......
    Todo ano vou ao Rio e tou com o César, o ricardo barreto e o jorge theobaldi e a dona Léa, mas tou querendo reencontrar mais gente...me ajuda meu Deus...
    Obrigadão George por este espaço de historia do nosso querido bonsuça....bem haja quem dedica tanto tempo a perpetuar a história do rubro anil da leopoldina.........pra sempre Bonsucesso

    ResponderExcluir